Orientações para atendimento fora de Porto Velho

O atendimento dos clientes Unimed fora do seu domicílio chamamos de Intercâmbio. Os clientes que necessitarem se deslocar do seu domicílio para tratamento, devem ter em mente que o plano de saúde possui algumas normas para atendimento. Portanto os clientes deverão agir da seguinte forma:

  • Antes de se deslocar para tratamento fora, o cliente deve procurar a Unimed Rondônia para orientações, indicações de serviços, agendamentos se for o caso, e determinados procedimentos poderão levar autorizados. Entretanto, o cliente ao chegar ao destino deve procurar a Unimed prestadora para referendar a autorização.

Nos casos em que o cliente não levar o procedimento autorizado, as solicitações Médicas deverão ser autorizadas através do Intercâmbio entre a Unimed prestadora e a UNIMED RONDÔNIA.

  • As autorizações serão realizadas via telefone com emissão de senha em casos de exames. Nos demais casos somente através de fax ou portal, tendo um prazo mínimo de 24 horas para retorno, conforme o Manual de Relacionamento e Integração que normatiza o Sistema de Intercâmbio entre as Unimed’s.
  • Os atendimentos oferecidos pelo Sistema Unimed são através de: Médicos cooperados e/ou credenciados, serviços (Laboratório, Imagem e Hospitais) e Tabela Intercâmbio.

Nos casos de exames laboratoriais, dirija-se ao laboratório credenciado, pois a maioria das vezes, não há necessidade de autorização da Unimed. Caso haja o próprio laboratório informará qual exame necessitará de autorização.

Exames de imagens e Medicina Nuclear necessitam de autorização, portanto dirija-se à unimed prestadora portando a documentação. Quando o procedimento for eletivo (não for urgência), há necessidade de autorização prévia de sua Unimed origem. Procedendo da seguinte maneira:

  • Procure a Unimed do local onde você se encontra, portando sua carteira Unimed e carteira de identidade, onde será solicitada autorização do seu pedido médico pelos meios já mencionados. A UNIMED RONDÔNIA, fará análise do seu pedido, conforme a cobertura contratual, tendo prazo mínimo de 24 horas para retorno da solicitação. Pedimos que quando a cirurgia a ser realizada, o diagnóstico for feito através de exames como: ultra sonografia, mamografia, raios-x, tomografia, ressonância magnética, juntar a cópia do laudo do exame à solicitação médica do procedimento a ser realizado para que a Unimed prestadora envie a Unimed de origem, agilizando assim a autorização.

OBS: Os processos patológicos (doenças) que são diagnosticadas através de exames, a autorização só se dará mediante a análise do referido exame pelo Médico Auditor.

Exemplos de cirurgias:

  • Ginecológico
  • Pulmão
  • Cérebro
  • Estômago
  • Intestino
  • Mama
  • Desvio de septo
  • Sinusite
  • Adenóide
  • Coluna
  • Rins
  • Próstata
  • Bexiga
  • Fígado
  • etc.

Nos casos de urgência/emergência, não há necessidade de autorização prévia, basta encaminhar-se a um serviço de proto-atendimento (PS), portando a documentação.

O serviço que prestará atendimento terá 48 horas úteis para solicitar o atendimento à unimed de origem.

Nos casos que as autorizações não sejam realizadas na hora a Unimed prestadora informará data para recebimento da resposta.

Com base nesses parágrafos cabe ao cliente manter a tranquilidade e evitar ansiedade, pois a Unimed de Rondônia vem trabalhando para oferecer o melhor atendimento.

A UNIMED-RO é operadora de Plano de Saúde e trabalha com consciência em relação a Lei 9656/98 e obedece as exigências da ANS e do rol de procedimentos.



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